Nasceu em um zoológico na Alemanha e é híbrida das espécies Borneo e Sumatra. Viveu por 25 anos alojada num recinto precário sem condições para uma vida digna no zoológico, e ainda perdeu o único companheiro que tinha.
Quando chegou no Santuário, parecia muito assustada e desconfiada, tinha fobia de ficar fechada num ambiente restrito. Um trauma que parecia ser irreversível.
Com muita paciência e dedicação, Katai foi aprendendo a confiar em seus cuidadores e hoje esbanja segurança caminhando em seu recinto e interagindo com seus vizinhos macacos-aranhas. Técnicas de enriquecimento foram instituídas visando afastar a monotonia do cativeiro e estimular sua locomoção.