Omega Chimpanzé
Foi capturado em algum lugar da África ainda filhote e foi explorado por um proprietário de um restaurante no Líbano que lhe dava cigarros.
Nascido em: 1998
Origem: África
Santuário: São José dos Pinhais, Paraná

Foi capturado em algum lugar da África ainda filhote e, desde pequeno, era explorado por um proprietário de um restaurante no Líbano que dava cigarros a ele e o obrigava a servir narguilé de mesa em mesa. Na adolescência, foi transferido para um zoológico precário no país e viveu lá até 2010.

Como tinha fama de ser o chimpanzé fumante, os próprios tratadores do zoológico e visitantes jogavam cigarros a ele. Depois de várias denúncias, foi resgatado por uma ONG internacional. Na data de 09 de novembro de 2010, a vida de Omega mudou completamente. Ele foi recebido no Santuário do Instituto Anami de braços abertos. Tinha um semblante sofrido e desconfiado, mas aos poucos, foi ganhando confiança, se tornando um chimpanzé muito cooperativo e tranquilo.

Omega passou por um período de abstinência do cigarro. Era expressamente proibido que qualquer funcionário fumasse perto dele. Aos poucos, foi se adaptando. Outro desafio era integrá-lo com algum chimpanzé, para reduzir os efeitos deletérios do isolamento. No ano de 2012, Omega deixaria a solidão para trás e conheceria Judy, sua fiel companheira até os dias de hoje.